Notícias

20/05/2021

EM LIQUIDAÇÃO

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO CECREB - EM LIQUIDAÇÃO

CIRCULAR-LIQUIDAÇÃO N. 1-21

Aos associados.

 

 

  1. Comunico oficialmente aos associados da COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO CECREB, que a Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 18 de dezembro de 2020 deliberou dissolver a Cooperativa e promover sua liquidação ordinária, conforme dispõe os artigos 63, inciso I e seguintes da Lei n. 5.764/71 (Lei das Sociedades Cooperativas).
  2. Na condição de advogado especialista em direito das sociedades cooperativas fui designado para atuar como liquidante da CECREB, o que significa que vou passar a administrar a sociedades nesta fase. Foram designados como membros do Conselho Fiscal da liquidação os Srs. Claudio Caló e Richard Iasbeke Ferreira.
  3. O processo de dissolução e liquidação foi inicialmente submetido ao juízo do Banco Central do Brasil, sendo a decisão da Assembleia aprovada, conforme ofício que recebi no início do mês de fevereiro de 2021.
  4. Depois que o Banco Central aprovou a dissolução, a liquidação e minha designação, a ata da Assembleia foi encaminhada para arquivamento na Junta Comercial do Estado de São Paulo. Depois que a ata for arquivada na Junta Comercial - o que deve ocorrer nos próximos dias - assumirei oficialmente o cargo de liquidante e de representante da Cooperativa. Nessa oportunidade os membros do Conselho Fiscal também passarão a exercer suas funções.
  5. De acordo com a lei, a processo de liquidação de uma cooperativa deve ser complementado no prazo de 01 (um) ano. Podendo ser prorrogado apenas em razão de motivos relevantes (art. 78 e seu parágrafo único da Lei n. 5.764/71).
  6. O processo de liquidação, depois de formalizado com seu registro nos órgãos oficiais, consiste no seguinte: a) arrecadação dos bens, livros e documentos da sociedade; b) convocar eventuais credores e promover o levantamento dos créditos e débitos da cooperativa; c) levantamento do inventário e balanço geral do ativo e passivo; d) realizar o ativo social para saldar o passivo.
  7. Além disso, vou convocar uma Assembleia Geral semestral para apresentar relatório e demonstrativos econômicos na fase da liquidação.
  8. Tenho sido procurado por alguns cooperados que procuram obter informações sobre resgate de quotas e outros assuntos decorrentes da dissolução e liquidação da cooperativa. Antes de assumir não tenho estas informações. No entanto devo adiantar que o resgate dos valores referentes às quotas-partes subscritas pelos sócios é realizada na última fase da liquidação.
  9. Assim que tomar posse instalarei a sede social da liquidação, onde estarei à disposição dos sócios e demais interessados.
  10. No entanto, estou à disposição dos sócios através do e-mail: liquidante.adm@gmail.com, ou no meu escritório, na rua Maria Paula n. 123, 11° andar, CEP 01319-001, São Paulo.

 

REGINALDO FERREIRA LIMA - OAB n. 16.510.

Liquidante.

 

Voltar